.

É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

sábado, 7 de maio de 2011

Relato de Viagem... Roma, Nápoles e Capri - Luciana Patrocinio

Boa noite, pessoal...

Eu juro que iria esperar até eu começar a falar no blog sobre Roma, Nápoles, Capri... mas, não aguentei. Recebi um email hoje da Luciana Patrocinio com um relato da sua viagem, que meus dedos começaram a coçar e enquanto eu não publicar, não vão parar...rs. Como possui ótimas dicas, quero auxiliar as pessoas que estão indo com as ótimas dicas da Luciana...

Luciana: MUITÍSSIMO OBRIGADO! Estou esperando os outros, hein?
Além do agradecimento, você ganha:


Quem quiser, assim como a Luciana, contribuir com seus relatos, é só mandar um email para o toindoparaaitalia@gmail.com ok? Estou esperando...

Vamos ao Relato da Luciana:

Bom Dia Márcio!

Tudo bom??? Vou começar o meu relato por cidades porque é muita coisa pra contar e não quero misturar....

Vou começar por Roma porque foi a minha primeira cidade. É uma cidade um pouco díficil de cobrir. A minha dica é realmente dar uma estudada antes de ir pra quando chegar lá, o impacto ser maior, do tipo: Caramba, então aquilo que eu li era deste jeito e acontecia isto ou aquilo aqui.... Porque senão, você chega lá e vê aquele monte de coisa velha e pedras de mármore jogadas no chão e não tem idéia do que aquilo significa. Enfim, achei que para mim pelo ao menos, isto fez a maior diferença.

Cheguei do Brasil na Itália entrando por Roma. A imigração foi tão tranquila, tão tranquila que eu até me assustei. Primeiro porque em nenhum momento me deram documentação pra preencher e o oficial de imigração em Roma, pegou meu passaporte e carimbou e só me perguntou se eu era brasileira. Pasmei!

Do aeroporto de Fiumicino até a estação Termini tem um trem direto (primeira facada da viagem), 14 euros.... Tem também ônibus executivo ( o shuttle bus que te leva para o centro e tem paradas específicas), 8 euros. Eu fui de trem mesmo porque o endereço do meu hotel era próximo a um metrô então achei mais fácil.

Chegando na estação Termini, fui comprar os tickets do metrô e assim que achei as máquinas que vendem bilhete, vi que tinham umas moças ajudando, achei que eram funcionárias do metrô e aceitei.... Eram mendingos e depois de me ajudarem a comprar pediram esmola, dei um euro e fui embora com uma raiva danada... Mais pra frente, vi várias máquinas sem ninguém por perto. Ou seja, estes mendigos ficam nas máquinas no ponto estratégico da saída do trem e entrada no metrô porque sabem que os turistas não conhecem o metrô e não sabem que existem outras máquinas ao longo do percurso até o trem. Minha dica é: chegando no metrô, não pare na primeira máquina que ver pela frente e ande um pouquinho mais para fazer a compra com tranquilidade. A máquina é auto explicativa e tem opções de idiomas, super fácil seguir o step by step e comprar o bilhete que melhor combina com o que você quer e com os dias que você vai ficar por lá.

Sobre o idioma italiano, eu comprei aqueles livrinhos de conversação (como dizer tudo em italiano), dei uma lida e estudadinha e me virei super bem. Falando pelo ao menos um buon giorno pra eles, eles já ficam muitoooooooooo felizes e fazem questão de te ajudar em tudo, impressionante! Adoram o Brasil e adoram falar do kaká, Julio Cesar e todos os jogadores de futebol... Descobri também que Nero não é o rei de Roma, o rei de Roma é o Falcão, ahahahhahahahahahhahahahahahhahahah. Resumo, se você se esforçar pra falar pelo ao menos uma frase em italiano, você já vira uma pessoa mais que bem vinda!

Fiquei hospedada num Bed and Breakfast maravilhoso, chamado Suítes Beccaria perto da Piazza del Popolo, super bem localizado e num bairro super residencial. Fica num prédio de esquina e tem só 4 quartos, então o tratamento era mais que vip e com café servido no quarto, olha que mimo! Caterina, a gerente é uma fofa e faz questão de estar presente e te ajudar em qualquer coisa. Super híper limpo e de extremo bom gosto. Ficamos muito bem acomodados neste hotel. Vou deixar o site http://www.suitebeccaria.com/ . Ah! Fiz a reserva pelo http://www.booking.com/ e não tive problema nenhum, cheguei lá e já estava tudo pronto, perfeito!

Sobre os pontos turísticos, a minha dica vai para o Coliseu. Quando você for visitar o Coliseu, vá comprar o ingresso primeiro para o Palatino, porquê? Por que ele te dá direito a visitar o Coliseu também e a fila do Palatino é menor. E o Palatino é muito maior que o Coliseu e você precisa de mais tempo enquanto isto, o Coliseu tá lotado e a fila dobrando de tamanho. Eu dei muita sorteeeeeeeeeeeeee porque no dia que eu fui era semana da cultura então as entradas das atrações eram free.... mas mesmo assim, o ingresso não passa de 15 euros.

A Fontana di Trevi é linda mas conseguir um lugarzinho pra tirar foto é uma tarefa quase para o Indiana Jones... Com paciência e um jeitinho dá pra tirar boas fotos e jogar sua moedinha por lá tranquilo.... Um dos lugares que eu mais gostei foi a Piazza Navona porque é agitada, linda e cheia de ruas em volta que tem muita opção pra comer e sentar e esquecer da vida tomando um vinho e sentindo a atmosfera do lugar que é mágica.

O Pantheon também é maravilhoso e impressionante. Os arredores do Pantheon então, nem se fala, eu não saía de lá. Tem cada restaurante... HUMMMMM e com uns precinhos ótimos.... Acredito que qualquer um que você resolver comer, vai ser maravilhoso e delicioso!

Uma coisa que me estressou profundamente foram os camelôs.... Roma é infestada de camelô... Aquele povo ilegal do Kênia e do Paquistão, vem em cima de você querendo vender bolsas falsificadas e flores e óculos e tênis e enfim, querem te vender tudo e ficam em cima..... É um desgaste! Não sei se foi porque eu fui agora em abril e era alta temporada por lá... Se isto melhora mais para o meio do ano, não sei mas é uma coisa horrível!!!!!

Vou abrir por aqui um anexo para falar de Nápoles. Peguei o trem na Termini e fui passar um dia em Nápoles. AMEIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII, senti muito de não ter ido passar uns dois dias por lá. Nápoles é caótica, suja, confusão, gente pra lá e pra cá falando e balançando a mão mas super agradáveis, super simpáticos e acolhedores, uma cidade divertida. Como fui passar só um dia por lá, vi quais eram as atrações principais, fui visitar e tirar minhas fotos e cheguei no porto. Comprei uma passagem e fui para a Ilha de Capri. Só uma observação sobre a passagem: o preço depende da empresa e do tipo de barco que você escolher, por exemplo, eu paguei 16 euros para ir com a SNAV num super barco que levava só 40 minutos para chegar mas tinha a opção de pagar 6 euros e demorar 1:20 num barco lerdo. Daí vai do seu tempo e do seu bolso e do que você está a fim de fazer no meomento.

Chegando na Ilha de Capri, já me agilizei no porto mesmo e comprei um passeio ao redor da Ilha de barco (15 euros), ia fazer o passeio que entra dentro da Gruta Azul (Grotta Azurra) mas como mar estava um pouco revolto o barco menor que consegue entrar não tinha permissão para navegar (viu como o mau tempo não atrapalha só a aviação????). Então paguei o passeio que ia só ao redor de toda a Ilha num barco maior e foi maravilhoso. A cor da água é incrível e o visual sem comentários. Na chegada, almocei um espaguetti aos frutos do mar com uma birra (cerveja), comprei um souvenir e vim embora. Em Nápoles novamente, claro que não deu para comer do jeito que eu queria, já que eu estava na capital da comida da Itália e olha que toda a Itália já é um absurdo em matéria de comida. Comi a melhor pizza da minha vida e foi em um café numa praça que não tinha nada demais. Vim embora pra Roma. Dia perfeito!

Bom, dar uma dica sobre o que comer em Roma é dificil. São tantas lanchonetes com cada sanduíche e cada pizza..... E os gelattos então????? Eu a cada uma hora tomava um gelatto, rs! Achei incrível como você consegue sentir o gosto do pão na hora que come o sanduíche e todas as massas que tem molho vermelho, são molhos da mama feitos com tomate verdadeiro que tem gosto de coisa de casa (não usam pomarola e nem salsaretti), ou seja qualquer massa a matriciana, ao sugo, a bolonhesa tem este gosto de avó!

Um dos melhores restaurantes que eu fui na viagem é o CYBO. Um preço excelente e a comida então, nem tem o que dizer. É um bar restaurante lindo, totalmente repaginado com um atendimento maravilhoso e uma comida.... que até hoje tem o gosto na minha boca. Segue o site e endereço: www.cyboroma.it, Via di Tor Millina, 27 (esta rua é uma das que rodeiam a Piazza Navona), super fácil de achar e eu super recomendo.

Nem tudo são flores ou perfeição. Consegui comer o pior nhoque da minha vida num restaurante que eu peguei a dica num site aqui na net. Chama-se Navona Notte e é perto do Cybo. Bom, o preço é igual ao dos outros e a comida não é boa. O nhoque era super molengo e o molho 4 queijos parecia até doce, não tinha nenhum gosto de queijo. Saí do restaurante e tive que comer um pedaço de pizza pra matar minha fome.

De resto, Roma foi maravilhosa. Tudo muito caro, lojas lindas... A vontade de comprar tudo o que eu via na frente era enorme mas me controlei bravamente até porque eu ainda tinha muito chão pela frente.....

Sobre Roma é isto... espero que tenha contribuido um pouquinho para a viagem de vocês!
Ciao !!!!!!

10 comentários:

Elvira disse...

Oi Marcio.

Adorei o relato da Luciana.
É muito bom ouvir a opinião dos outros mas também tirar as nossas próprias conclusões.

Beijos e boa semana.
Elvira

Márcio Jardim disse...

Olá Elvira,
fantástico né?
Gostei muito tb
bjs

Anônimo disse...

Luciana amei seu relato, foi de muita serventia pra mim........so pensei o porque q vc nao foi a pompeia?

Anônimo disse...

Olá Elvira seu relato é fantastico parece ate que estamos vivendo os passeios ,perfeito!!!
Foi de grande utilidade para minha ida a Italia.
bjs.
Teresa Priori

Márcio Jardim disse...

Ótimo relato mesmo... a Luciana foi fantástica em compartilhar...
abs

Lidi disse...

Nossa, amei! Principalmente a parte sobre Capri. Vou pra Itália e vou ficar uma semana, sendo que 2 dias em Nápoles. Nem estava cogitando Capri porque pensei que fosse muito caro, mas agora acho que vai valer muito a pena ($), rs. Enfim, ótimo relato de viagem. Espero enviar o meu em breve. =)

Márcio Jardim disse...

Oi Lidi, não é caro não e como vc pode perceber, deve ser maravilhoso... Coloque Capri no seu roteiro ok?
bjs e aguardo seu relato...

CARIN disse...

ADOREI SEU RELATO DE VIAGEM!!!!ESTAREI COM MINHA FILHA NO INICIO DE AGOSTO FAZENDO UM PASSEIO POR ROMA, E LEVEI "MUITO" EM CONSIDERAÇAO A DICA DA HOSPEDAGEM(FIZ A RESERVA JAH PELO BOOKING.COM)!!!ERA EXATAMENTE O Q EU BUSCAVA EM RELAÇAO A HOTEL!!!OBRIGADA MESMO
PS:NA VOLTA CONTO COMO FOI NOSSA EXPERIENCIA TBEM,OK?

Márcio Jardim disse...

Olá Carin...
que bom que gostou...
e foi útil para vc!
Aguardamos seu relato!
Bjs

rose vital disse...

Olá Márcio.

Achei o seu relato fantástico. Só senti falta de algumas fotinhas pra ilustrar. rsrsrsrs

Também tenho um blog de relatos de viagens e tem um post lá sobre ITÁLIA MARAVILHOSA,onde conheci Roma, Veneza, Pisa, Santa Margherita Ligure, Florença e Assis. Foi sem dúvidas, inesquecível!!!!

Dê uma olhada no http://meamarroemviajar.blogspot.com

Sua opinião será de grande importância.
Um grande abraço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...