.

É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Dicas de Roteiro...

Bom dia, pessoal...

Estou recebendo muitos emails no toindoparaaitalia@gmail.com sobre viagens, dicas do pessoal que utilizou o blog e já voltou... E quero agradecê-las DEMAIS!

Um desses emails foi o do Adriano Ribeiro... muito interessante e com ótimas dicas! Abaixo a nossa conversa:

Olá Márcio,

Eu e minha esposa voltamos de viagem da Itália nesta quarta-feira (25/5). Fizemos um roteiro de 18 dias, passando por Roma, Florença, Veneza e Milão. Nem preciso dizer que adoramos e que achamos tudo muito bonito.

Como nossos roteiros eram parecidos, utilizei muitas dicas do seu blog. Listei alguns comentários sobre o seu roteiro, espero que possam ajudar na sua viagem:

- Em Roma, não deixe de ir em na pizzaria Est! Est! Est! (Via Genova, 32). De final de semana é bom chegar cedo para pegar lugar (19h). Foi a melhor pizza que comemos na Itália.

- O sorvete da San Crispino (Via della Panetteria, 42 - perto da Fontana di Trevi) também foi o melhor que tomamos. Experimente o de morango ou de limão.

- Tentamos ir para San Gimignano e Siena no mesmo dia e não deu certo. Pode-se perder de 20 a 40 minutos esperando o ônibus em Poggibonsi. Decidimos fazer cada cidade em um dia diferente (e achamos San Gimignano bem mais interessante que Siena).

- Esses valores que você colocou para almoços e jantares são muito otimistas (principalmente em Florença e Veneza). Você gasta isso em apenas uma pessoa, sem contar o copierto + os 12% de taxa de serviço.

- Conseguimos fechar um passeio de gôndola por 60 euros, sem pechinchar muito. É só pegar durante o dia e em um local um pouco afastado da Piazza San Marco. Vale a pena e definitivamente não é a mesma coisa que andar de Traghetto.

- Sobre os museus, nossos preferidos foram as obras da Galeria Uffizi, o Davi de Michelangelo na Galleria dell'Accademia (em Florença), os Museus do Vaticano e a Última Ceia (em Milão).

- O Harrys Bar é um lugar super fino e caro, não tivemos nem coragem de entrar. Uma taça de Bellini sai por 15 euros!!! (mas você encontra outros lugares que cobram 5 euros)

- Conseguimos assistir um jogo da Inter de Milão no San Siro (10 euros cada ingresso, comprado com bastante antecedência). Vale muito a pena, recomendo.

- Vale também pagar 8 euros e subir no alto do Campanário de San Marco (de elevador) em Veneza.

De uma forma geral, todas as cidades ficam bem mais cheias nos finais de semana. Os italianos são péssimos com sinalização e placas. Nos perdemos algumas vezes e vimos muitos turistas perdidos, mas nada que atrapalhe o passeio. É importante levar um bom guia ou comprar nas livrarias um mapa de cada cidade.

Para transporte público, compramos sempre os bilhetes unitários. Esses bilhetes para turistas (ex. Roma Pass) valem a pena se você pegar mais de cinco ônibus/metrô por dia.

Se tiver alguma dúvida é só perguntar. Obrigado!

[]s

MINHA RESPOSTA:

Oi Adriano, primeiro, muitíssimo obrigado pelas dicas... Nossa... se todos ajudassem assim, seria fantástico montar um roteiro! rsrsrs... Escuta, você pode me explicar melhor sobre Siena e San Gimignano? Porque não deu certo visitar no mesmo dia? Pode me dar detalhtes??? Ah, quanto aos valores de almoço que eu publiquei, são referentes para uma pessoa somente... quanto mais ou menos você gastou por pessoa? E só... não vou mais perguntar, senão vou ser chato...rsrsrs Agradeço...

abs... Pergunto isso tb, pq antes de viajar vou fazer uma revisão geral no meu roteiro, inclusive republicá-los no blog com atualização... obrigado

A RESPOSTA DELE:

Olá Márcio,

Se você acordar bem cedo (7h), acho que até dá pra ir para Siena e San Gimignano no mesmo dia. Acabamos desistindo de fazer isso porque a gerente do hotel em Florença alertou que depois das 21h não há mais nenhum trem ou ônibus de Siena para Florença. Além disso, achamos que ia ser muito cansativo.

Resumindo, nosso roteiro do dia ficou assim:

10h00 - Pegamos o ônibus na rodoviária de Florença
11h15 - Chegamos em Poggibonsi
11h45 - Partimos para San Gimignano
12h00 - Chegamos em San Gimignano. Almoçamos e andamos pela cidade.
16h45 - Pegamos o ônibus de volta para Poggibonsi
17h00 - Chegamos em Poggibonsi
17h30 - Pegamos o ônibus de volta para Florença

Sobre as refeições, gastamos uma média de $20 a $30 no almoço e $30 a $40 no jantar para duas pessoas. A pizza e as massas são mais baratas ($5 a $10 cada). Os pratos com carne são mais caros ($10 a $20 cada). A maioria dos restaurantes tem a garrafa de vinho da casa, que é bem mais em conta ($4 a $8 a garrafa de 1/2 litro).

É claro que sempre tem a alternativa de às vezes comer um pizza por quilo, um panini ou mesmo um lanche no Mac Donalds, aí você gasta de 10 a 15 euros em duas pessoas.

[]s

Muito obrigado, Adriano. Dicas anotadas!!!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...