Em minha opinião juntamente com o Coliseu, a Capela Sistina, a Basílica de São Pedro, a Pietá de Michelangelo, o Moisés de Michelangelo e o Musei Capitolini formam os 7 IMPRESCINDÍVEIS DE ROMA...
Amiga Wiki? Venha e fale para nós sobre a Fontana di Trevi...
A Fontana di Trevi (Fonte dos trevos, em português) é a maior (cerca de 26 metros de altura e 20 metros de largura) e mais ambiciosa construção de fontes barrocas da Itália e está localizada na rione Trevi, em Roma.
A fonte situava-se no cruzamento de três estradas (tre vie), marcando o ponto final do Acqua Vergine, um dos mais antigos aquedutos que abasteciam a cidade de Roma. No ano 19 a.C., supostamente ajudados por uma virgem, técnicos romanos localizaram uma fonte de água pura a pouco mais de 22 quilômetros da cidade (cena representada em escultura na própria fonte, atualmente). A água desta fonte foi levada pelo menor aqueduto de Roma, diretamente para os banheiros de Marcus Vipsanius Agrippa e serviu a cidade por mais de 400 anos.
O "golpe de misericórdia" desferido pelos invasores godos em Roma foi dado com a destruição dos aquedutos, durante as Guerras Góticas. Os romanos durante a Idade Média tinham de abastecer-se da água de poços poluídos, e da pouco límpida água do rio Tibre, que também recebia os esgotos da cidade.
O antigo costume romano de erguer uma bela fonte ao final de um aqueduto que conduzia a água para a cidade foi reavivado no século XV, com a Renascença. Em 1453, o Papa Nicolau V, determinou que fosse consertado o aqueduto de Acqua Vergine, construindo ao seu final um simples receptáculo para receber a água, num projeto feito pelo arquiteto humanista Leon Battista Alberti.
Em 1629, o Papa Urbano VIII achou que a velha fonte era insuficientemente dramática e encomendou a Bernini alguns desenhos, mas quando o Papa faleceu o projeto foi abandonado. A última contribuição de Bernini foi reposicionar a fonte para o outro lado da praça a fim de que esta ficasse defronte ao Palácio do Quirinal (assim o Papa poderia vê-la e admirá-la de sua janela). Ainda que o projeto de Bernini tenha sido abandonado, existem na fonte muitos detalhes de sua idéia original.
Todos sabem da tradição de jogar uma moeda na Fonte para voltar a Roma... Mas, de acordo com esta notícia do site Bela Vida, esta tradição está com os dias contados... Veja aqui:
http://www.blogbelavida.pop.com.br/post/4406/proibido-lancar-moedas-na-fontana-di-trevi-e-o-fim-da-fonte-dos-desejos
Agora, você sabia que os turistas jogam quase 700 mil euros em moedas, durante um ano, na Fonte? Quer saber para onde vai esse dinheiro? Veja aqui:
http://www.blogbelavida.pop.com.br/post/2894/fontana-di-trevi-as-moedas-que-rendem-700-mil-euros-por-ano
Não é por menos que vândalos começaram a roubar a Fonte... 700 mil euros é dinheiro, não é mesmo???
Até a Polícia Italiana é investigada por ajudar no roubo das moedas... Veja aqui:
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1§ion=Mundo&newsID=a3308219.xml
Aqui, dois sites para você ver um panorama de 360º graus da Fonte:
http://www.italyguides.it/us/roma/trevi.htm
http://www.freereservation.com/roma2/79.htm
Localização: a Fontana di Trevi fica na Piazza di Trevi. Para chegar, é só pegar o metrô e parar na estação Barberini... ou ir a pé, muito melhor...rs!
Fotos: Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário