.

É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

7 Imprescindíveis de Roma: 02 - Fontana di Trevi

Mais um símbolo de Roma... A Fontana di Trevi...

Em minha opinião juntamente com o Coliseu, a Capela Sistina, a Basílica de São Pedro, a Pietá de Michelangelo, o Moisés de Michelangelo e o Musei Capitolini formam os 7 IMPRESCINDÍVEIS DE ROMA...

Amiga Wiki? Venha e fale para nós sobre a Fontana di Trevi...

A Fontana di Trevi (Fonte dos trevos, em português) é a maior (cerca de 26 metros de altura e 20 metros de largura) e mais ambiciosa construção de fontes barrocas da Itália e está localizada na rione Trevi, em Roma.

A fonte situava-se no cruzamento de três estradas (tre vie), marcando o ponto final do Acqua Vergine, um dos mais antigos aquedutos que abasteciam a cidade de Roma. No ano 19 a.C., supostamente ajudados por uma virgem, técnicos romanos localizaram uma fonte de água pura a pouco mais de 22 quilômetros da cidade (cena representada em escultura na própria fonte, atualmente). A água desta fonte foi levada pelo menor aqueduto de Roma, diretamente para os banheiros de Marcus Vipsanius Agrippa e serviu a cidade por mais de 400 anos.

O "golpe de misericórdia" desferido pelos invasores godos em Roma foi dado com a destruição dos aquedutos, durante as Guerras Góticas. Os romanos durante a Idade Média tinham de abastecer-se da água de poços poluídos, e da pouco límpida água do rio Tibre, que também recebia os esgotos da cidade.

O antigo costume romano de erguer uma bela fonte ao final de um aqueduto que conduzia a água para a cidade foi reavivado no século XV, com a Renascença. Em 1453, o Papa Nicolau V, determinou que fosse consertado o aqueduto de Acqua Vergine, construindo ao seu final um simples receptáculo para receber a água, num projeto feito pelo arquiteto humanista Leon Battista Alberti.

Em 1629, o Papa Urbano VIII achou que a velha fonte era insuficientemente dramática e encomendou a Bernini alguns desenhos, mas quando o Papa faleceu o projeto foi abandonado. A última contribuição de Bernini foi reposicionar a fonte para o outro lado da praça a fim de que esta ficasse defronte ao Palácio do Quirinal (assim o Papa poderia vê-la e admirá-la de sua janela). Ainda que o projeto de Bernini tenha sido abandonado, existem na fonte muitos detalhes de sua idéia original.

Todos sabem da tradição de jogar uma moeda na Fonte para voltar a Roma... Mas, de acordo com esta notícia do site Bela Vida, esta tradição está com os dias contados... Veja aqui:

http://www.blogbelavida.pop.com.br/post/4406/proibido-lancar-moedas-na-fontana-di-trevi-e-o-fim-da-fonte-dos-desejos

Agora, você sabia que os turistas jogam quase 700 mil euros em moedas, durante um ano, na Fonte? Quer saber para onde vai esse dinheiro? Veja aqui:

http://www.blogbelavida.pop.com.br/post/2894/fontana-di-trevi-as-moedas-que-rendem-700-mil-euros-por-ano

Não é por menos que vândalos começaram a roubar a Fonte... 700 mil euros é dinheiro, não é mesmo???

Até a Polícia Italiana é investigada por ajudar no roubo das moedas... Veja aqui:

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Mundo&newsID=a3308219.xml

Aqui, dois sites para você ver um panorama de 360º graus da Fonte:

http://www.italyguides.it/us/roma/trevi.htm

http://www.freereservation.com/roma2/79.htm

Localização: a Fontana di Trevi fica na Piazza di Trevi. Para chegar, é só pegar o metrô e parar na estação Barberini... ou ir a pé, muito melhor...rs!


Fotos: Wikipédia

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...