É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Gian Lorenzo Bernini - o nome de Roma

Em todos os livros, guias, sites... que pesquisei até o momento sobre Roma (perdi as contas), eu sempre vejo um nome: BERNINI... É importantíssimo você conhecer quem foi este homem antes de ir a Roma... Vamos lá - dados Wikipédia:

Gian Lorenzo Bernini ou simplesmente Bernini (Nápoles, 7 de dezembro de 1598 – Roma, 28 de novembro de 1680) foi um eminente artista do barroco italiano, trabalhando principalmente na cidade de Roma. Distinguiu-se como escultor e arquiteto, ainda que tivesse sido pintor, desenhista, cenógrafo e criador de espectáculos de pirotecnia. Esculpiu numerosas obras de arte presentes até os dias atuais em Roma e no Vaticano.

Auto-retrato de Bernini - Wikipédia

A importância de Bernini para as artes é monumental. Veja no link abaixo da Wikipédia a história e as obras deste notável artista... Notável é pouco, pois o que você poderia dizer sobre alguém que tem no Curriculum a Praça de São Pedro, o Baldaquino da Basílica de São Pedro, a escultura Apolo e Dafne e o estupendo, maravilhoso, inacreditável Êxtase de Santa Teresa (preciso dizer que é o meu preferido?)?

- Clique aqui - OBRIGATÓRIO LER: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gian_Lorenzo_Bernini

- Aqui, a relação das obras e onde elas estão - em inglês: http://www.slowtrav.com/italy/rome/es_bernini.htm


O Êxtase da Santa Teresa. Está na Igreja Santa Maria della Vittoria,
Via XX Settembre, Metrô Repubblica

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...