.

É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

sábado, 14 de maio de 2011

Atrações Turísticas - Assis

Assis é uma cidade religiosa. Obviamente, seus maiores pontos turísticos - além da própria cidade - são as igrejas...

Já falamos da BASÍLICA DE SÃO FRANCISCO:
http://toindoparaaitalia.blogspot.com/2011/05/basilica-de-sao-francisco-de-assis.html

Ainda temos a PORCIÚNCULA (acho esse nome ótimo...). Amiga Wiki, o que é a Porciúncula?

A Porciúncula (em italiano, la Porziuncola) é uma pequena igreja fora de Assis, na fracção comunal de Santa Maria degli Angeli, atualmente contida dentro de uma igreja muito maior, a basílica de Santa Maria dos Anjos, construída para proteger e venerar a tradição da pequena igreja.

É o lugar mais sagrado da Ordem Franciscana. Ali morreu Francisco de Assis. Segundo a tradição, a Porciúncula foi construída no século IV, por eremitas provenientes da Palestina. Em 576, foi assumida por São Bento e seus monges.

A Porciúncula foi a terceira igreja restaurada por São Francisco, depois de ter tido um sonho no qual ouviu o chamado de Deus para "recuperar a sua igreja".

Informações e horários: http://www.porziuncola.eu/ e http://www.porziuncola.org/home/

Foto: Wikipedia


E a IGREJA DE SANTA CLARA, amiga Wiki?

Santa Clara de Assis (em italiano, Santa Chiara d'Assisi) nascida como Chiara d'Offreducci em Assis (Itália), no dia 16 de Julho de 1194, e falecida em Assis, no dia 11 de Agosto de 1253, foi a fundadora do ramo feminino da Ordem Franciscana.

Segundo a tradição, o seu nome vem de uma inspiração dada à sua religiosa mãe, de que haveria de ter uma filha que iluminaria o mundo. Pertencia a uma nobre família e era dotada de grande beleza. Destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito para com os pequenos, tanto que, ao deparar-se com a pobreza evangélica vivida por São Francisco de Assis, foi tomada pela irresistível tendência religiosa de segui-lo.

Enfrentando a oposição da família, que pretendia arranjar-lhe um casamento vantajoso, aos dezoito anos Clara abandonou o seu lar para seguir Jesus mais radicalmente. Para isto foi ao encontro de São Francisco de Assis na Porciúncula e fundou o ramo feminino da Ordem Franciscana, também conhecido por "Damas Pobres" ou Clarissas. Viveu na prática e no amor da mais estrita pobreza.

O seu primeiro milagre foi em vida, demonstrando a sua grande fé. Conta-se que uma das irmãs da sua congregação havia saído para pedir esmolas para os pobres que iam ao mosteiro. Como não conseguiu quase nada, voltou desanimada e foi consolada por Santa Clara que lhe disse: "Confia em Deus!". Quando a santa se afastou, a outra freira foi pegar no embrulho que trouxera e não conseguiu levantá-lo, pois tudo havia se multiplicado.

Em outra ocasião, na invasão de Assis pelos sarracenos, Santa Clara apanhou o cálice com hóstias consagradas e enfrentou o chefe deles, dizendo que Jesus Cristo era mais forte que eles. Os agressores, tomados de repente por inexplicável pânico, fugiram. Por este milagre é que Santa Clara segura o cálice na mão.

8 comentários:

Renata Patrícia disse...

Olá Márcio, estou indo para Assis agora dia 30 de maio com minha mãe e meu namorado. Atualmente vivo em Lyon/França, em intercâmbio universitário até o fim de julho.

A minha dúvida é: como você pretende visitar todas as atrações? Pois me disseram que ficam um pouco longe uma da outra e que era bom contratar um passeio ou algo assim. Como você pensa em fazer?

Abraço,

Renata

Márcio Jardim disse...

Olá Renata... bem, até onde eu vi, tem tranporte para todas as atrações... da frente do meu hotel, saem ônibus de quinze em quinze minutos para a Basílica... mas, creio que o melhor de Assis é andar a pé mesmo.. ;-)
Bacio

Renata Patrícia disse...

Ok Márcio, obrigada pela resposta!

Assim que chegar de lá digo como deu para visitar as atrações. Ah, e vou ficar no mesmo hotel que você, graças à sua indicação no blog (que venho acompanhando). Daí faço a resenha do hotel também :)

Abraço,

Renata

Márcio Jardim disse...

Que bom Renata,
não esquece de contar para nós como é ok?
abraços!

Fernanda disse...

Oi, Márcio! Que bom que encontrei seu blog...

Estou indo para Madri em janeiro, mas necessito ir até a igreja ou basílica de Santa Clara, na Itália.

Estranho...eu não consigo entender direito as informações...

Veja se pode me ajudar.

É uma basílica ou igreja? Como se chega até lá? Vou até Roma e de lá pego um ônibus? Quanto custa, em média, uma diária nos hotéis?

Agradeço muuuito se puder me dar uma força!!!

Obrigada,
Fernanda

email: fernanda_athayde@hotmail.com

Márcio Jardim disse...

Oi Fernanda,
A igreja de Santa Clara é uma Igreja... Vc vai de trem de Roma até Assis - cidade e lá pega um ônibus - a viagem é curtinha - até a cidade alta de Assis... é lá que encontra-se a Basílica de São Francisco de Assis e a Igreja de Santa Clara... A média dos hotéis é variável... eu paguei 57 euros por um quarto duplo ok?
abs

Veronica disse...

estou indo a italia no proximo ano, gostaria de dicas sobre roteiros economicos e locais para se hospedar. pretendo ir a Assis, Veneza Napole, Roma.

Márcio Jardim disse...

Oi Veronica, aqui no blog você encontrará centenas de dicas. Inclusive, sugiro a vc conhecer o livro do blog. É só clicar no ícone ao lado direito ok?
ABs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...