.

É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

sábado, 14 de maio de 2011

Entrando no clima: Filme - Irmão Sol, Irmã Lua...

Boa tarde, pessoal

As vezes encontro algo maravilhoso em minhas pesquisas... Ontem, eu procurava sites sobre Assis e me deparei com um filme: Irmão Sol, Irmã Lua... Já ouvi alguma coisa sobre ele, mas nunca assisti... Sabia que era do Franco Zeffirelli, o ótimo diretor responsável pelo melhor filme do Romeu e Julieta... Liguei para algumas locadoras e encontrei: Peguei o filme e fui para casa sem muitas expectativas... Antes da minha opinião sobre ele, vamos aos dados: (Fonte: Adorocinema.com)

Irmão Sol, Irmã Lua 
Título original: (Fratello Sole, Sorella Luna)
Lançamento: 1972 (Inglaterra)
Direção: Franco Zeffirelli
Atores: Graham Faulkner, Judi Bowker, Leigh Lawson, Kenneth Cranham.
Duração: 121 min
Gênero: Drama

A trajetória da vida de São Francisco de Assis (Graham Faulkner), que quando jovem era filho de comerciantes ricos e desfrutava de vinho, mulheres e canções sem ter nenhuma preocupação. Quando a guerra e a doença assolam a região onde vive, ele sofre uma grande transformação. Ao aparecer diante do bispo local e tirar suas roupas renuncia sua vida prévia para se dedicar a Deus. Mas sua pregação só iria chegar ao ápice ao ir para Roma, para ter uma audiência com o papa Inocêncio III.

Minha opinião:

Repito para quer quiser ouvir: Quer assistir um bom filme? Alugue um antigo... Irmão Sol, Irmã Lua é doce, de uma inocência quase teatral... e lindo! Não posso determinar se foi minha emoção pela história ou porque estou ansioso pela minha viagem, mas o filme é muito bonito. O elenco foi muito bem escolhido e não preciso dizer que a pequena cidade de pedra é retratada muito bem! Para você ter uma idéia, quando o jovem Francesco larga tudo para dedicar sua vida a pobreza e a simplicidade, você começa a pensar sobre seus atos e suas ações... Acontece isso com você assistindo a esses novos filmes cheios de efeitos e roteiro pobre? Comigo não...

Esperava um filme de amor entre Francesco e Clara, mas este sentimento está implícito e nunca é revelado: você o observa entre os olhares, no toque sempre esperado, no campo florido em que eles se encontram... (e aqui vale uma ressalva: os novos diretores de filmes como Crepúsculo, Garota da Capa Vermelha... deveriam ver estes filmes e ver REALMENTE como é um campo naturalmente florido e não grama com buquês amontoados de flores de plástico...)

Eu estava com sono... e fiquei muito bem acordado durante mais de 2 horas de filme... Realmente, um achado... Uma prova que um bom roteiro, bons atores e baixo orçamento se consegue fazer uma obra-prima.

NOTA: 10 (primeiro dez do blog)... Sim, eu sei que o filme "Sob o Sol da Toscana" vai ficar com ciúmes, pois falo que é um dos meus filmes preferidos... Mas, duas frases que Clara diz para Francesco, com emoções nos olhos, já valem o 10:

"Eu quero amar ao invés de ser amada... Eu quero compreender ao invés de ser compreendida..."

Ensinamentos para a vida!

6 comentários:

Vanessa Gorizia disse...

Marcio, que lindo tudo o que vc escreveu sobre o filme!!!! Adorei a sua crítica!! A minha professora do italiano indicou esse filme pra gente ver, agora fiquei com mais vontade ainda, tentarei ver nesse fds!!! Um grande beijo e mais uma vez te digo: AMO SEU BLOG!! Parabéns!!

Márcio Jardim disse...

Oi Vanessa,
vale a pena... Hoje em dia ver um filme sem efeitos, sem ostentação e com um roteiro bom é muito raro.. Aproveite!!! E vou responder seu elogio a altura: AMO SUAS VISITAS!! Rs beijão

Anônimo disse...

http://italia-film.com/index ou marcio vi q vc gosta de filmes, to te mandando um site q tem muitos filmes gratis, inclusive ontem assisti sob o sol da toscana q vc recomendou, moro na italia e venho acompanhando seu blog q tem muitas sugestoes legais, sou da comunidade estou indo pra italia...

Márcio Jardim disse...

Mutíssimo obrigado pela dica!!!
Vou ver sim...
Abs

Gislene disse...

Márcio, perdi as contas das vezes que assisti esse filme, tenho ele aqui comigo e simplesmente amo é perfeito!!! Estou indo para a Itália agora final de abril ficaremos lá por apenas 15 dias eu e meu amrido, ams não vejo a hora de chegar e estar em Assis! Estou seguindo muitas e muitas dicas suas, nós vamos alugar um carro, então nessa parte estou tendo que me virar... Grande beijo
Gislene

Márcio Jardim disse...

Oi Gislene,
Realmente o filme é lindo
agradeço a visita
bjs e boa viagem!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...