.

É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

domingo, 22 de maio de 2011

7 Imprescindíveis de Roma: 05 - Basílica de São Pedro

Hoje é domingo e eu tô que tô nas pesquisas...

Os 7 IMPRESCINDÍVEIS DE ROMA: O Coliseu, a Fontana di Trevi, a Capela Sistina (Museus do Vaticano), a Basílica de São Pedro, a Pietá de Michelangelo, o Moisés de Michelangelo e o Musei Capitolini.

Vamos agora conhecer a Basílica de São Pedro, onde está a Pietá de Michelangelo... pela Wikipédia:

A Basílica de São Pedro (em latim Basilica Sancti Petri, em italiano Basilica di San Pietro) é uma basílica no Estado do Vaticano, tratando-se da maior das igrejas do cristianismo e um dos locais cristãos mais visitados. Cobre um área de 23000 m² ou 2,3 hectares (5.7 acres) e pode albergar mais de 60 mil devotos (mais de cem vezes a população do Vaticano). É o edifício com o interior mais proeminente do Vaticano, sendo sua cúpula uma característica dominante do horizonte de Roma, sendo adornada com 340 estátuas de santos, mártires e anjos. Situada na Praça de São Pedro, sua construção recebeu contribuições de alguns dos maiores artistas da história da humanidade, tais como Bramante, Michelangelo, Rafael e Bernini.

Foi provado que sob o altar da basílica está enterrado São Pedro (de onde provém o nome da basílica) um dos doze apóstolos de Jesus e o primeiro Papa e, portanto, o primeiro na linha da sucessão papal. Por esta razão, muitos Papas, começando com os primeiros, têm sido enterrados neste local. Sempre existiu um templo dedicado a São Pedro em seu túmulo, inicialmente extremamente simples, com o passar do tempo, os devotos foram aumentando o santuário, culminando na atual basílica. A construção do atual edíficio sobre o antigo começou em 18 de abril de 1506 e foi concluído em 18 de novembro de 1626, sendo consagrada imediatamente pelo Papa Urbano VIII. A basílica é um famoso local de peregrinação, por suas funções litúrgicas e associações históricas. Como trabalho de arquitetura, é considerado o maior edifício de seu período artístico.

A Basílica de São Pedro é uma das quatro basílicas patriarcais de Roma, sendo as outras a Basílica de São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Extramuros. Contrariamente à crença popular, São Pedro não é uma catedral, uma vez que não é a sede de um bispo. Embora a Basílica de São Pedro não seja a sede oficial do Papado (que fica na Basílica de São João de Latrão), certamente é a principal igreja que conta com a participação do Papa, pois a maioria das cerimônias papais são realizadas na Basílica de São Pedro devido à sua dimensão, à proximidade com a residência do Papa, e a localização privilegiada no Vaticano.

- História completa? Aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bas%C3%ADlica_de_S%C3%A3o_Pedro

- Tour virtual MARAVILHOSO de todas as partes da Basílica: http://www.vatican.va/various/basiliche/san_pietro/vr_tour/index-en.html

- Dez motivos para conhecer a Basílica: http://turismo.ig.com.br/destinos_internacionais/2009/03/04/10+motivos+para+ir+a+basilica+de+sao+pedro+4507923.html

A fachada da Basílica - Wikipédia

- Informações e horários das quatro Basílicas patriarcais: http://www.vatican.va/faq/index_po.htm

Algumas obras-primas da Basílica de São Pedro:

- O pórtico, a porta de bronze, século XV. A Porta Santa.
- A estátua em bronze de São Pedro por Arnolfo di Cambio.
- O túmulo do papa Urbano VIII por Bernini.
- O baldaquino e a cadeira de Pedro (Cathedra Petri) por Gian Lorenzo Bernini.
- A Capela do Sacramento,
- O túmulo do papa Inocêncio VIII, de 1498, por Antonio Pollaiuolo.
- A entrada do túmulo de São Pedro.
- A sacristia e a nova sacristia.
- Museu do Tesouro de São Pedro, ou Museo del Tesoro di S. Pietro
- A imagem de São Longuinho por Bernini.
- A Pietà, por Michelangelo.
- A Cúpula de São Pedro, projetada por Michelangelo, com 39.000 toneladas, 42 metros de diâmetro, e a mais elevada parte do Vaticano.

Realmente, imperdível!!!

7 comentários:

Fran disse...

Olá! Também vou para a Itália em julho, encontrei seu bog por acaso e gostei muito das dicas! =]
Abraço,
Fran.

Márcio Jardim disse...

Olá Fran, que bom sua visita...
venha sempre...
abs e boa viagem!

Anônimo disse...

OLá, Márcio. Dizem que em julho a Europa é muito cheia, difícil de passear, muito quente e cara. Os hotéis realmente são mais caros? O que você pesquisou sobre essa época? Estou querendo ir ano que vem, mas ainda não sei se em abril ou julho. Vamos eu, esposo e filhos. Obrigada. Kallen

Márcio Jardim disse...

Olá Kallen, como qualquer lugar no verão, a Europa é muito mais movimentada... Mas, totalmente suportável, em minha opinião... Eu gosto do verão pois os dias são muito maiores e dá para aproveitar bem mais... Claro que os preços aumentam, mas não é tão absurdo assim... Depende para onde vc vai, quanto tempo vai passar, etc... Qualquer coisa, pergunte ok?
abs

Anônimo disse...

olá marcio,
também vou a roma em julho, qual é a melhor hora para visitar a basilica de s. pedro?
manhã cedo ou de tarde?

obrigada desde já.
Madalena

Anônimo disse...

Madalena:
vai de manhã cedo, foi o q eu fiz e entrei logo e sem fila.
estive lá na semana passada.

boa viagem.

Márcio Jardim disse...

Isso aí Madalena: ótima dica... Vá bem cedo ok? Quase sem ninguém...

abs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...