.

É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

domingo, 8 de maio de 2011

Passes de Trem e Visa Travel Money - por Luciana Patrocinio

Pessoal, continuação do ótimo relato da Luciana... Agora, sobre passes de trem e o Visa Travel Money:

Boa Noite pessoal!

Continuando com minhas dicas resolvi postar aqui o que aconteceu comigo com os passes de trem e o Visa travel money.

Bom, comprei o passe de trem no site da Eurail.com. Estava mais barato que no site RailEurope.com.br. Acontece que quando fui efetuar o pagamento do passe, o site recusou meu cartão de crédito e eu refiz a transação. Resultado: me cobraram duas vezes no cartão de crédito o passe. Na mesma hora mandei um email pra eles.

Notícia boa, eles responderam no outro dia o mais rápido possível considerando-se o fuso e toda a remessa foi feita via FEDEX, ou seja, super confiável e você recebe todos os números para fazer rastreamento. Como eu cliquei no "Li e Aceito os termos" e na verdade não li nada, tive que aceitar todas as instruções que me passaram, dentre elas que eles não iam me devolver o valor de emissão do passe, 12 euros, e nem do delivery, 30 dólares mais ou menos. Enfim, segui as instruções, recusar o recebimento do passe errado porque a Fedex ia enviar de volta ao remetente (custo que já estava pago por mim e não seria ressarcido), mas era melhor do que não receber nada de volta.

Enfim, todas as minhas dúvidas foram respondidas por email e respostas rápidas e sem problema nenhum e sem burocracia nenhuma, a Eurail fez o estorno da compra. Deu um susto mas no fim deu tudo certo.

Fiz um comparativo se eu comprasse todas as passagens lá na estação de trem ou este passe (comprei o saver 2nd class) e para mim, que visitei muitas cidades, valeu mais a pena comprar este passe. Da próxima vez não faço nada sem checar três vezes se foi cobrado só uma vez mesmo qualquer compra online que eu fizer. Em relação a Eurail.com, eu recomendo sim pois mesmo com o erro o atendimento foi super sério, sem enganações e tudo ocorreu dentro dos prazos estabelecidos.
Bom, sobre o Visa Travel Money, passei o maior incômodo. Meu cartão foi clonado em Roma, isto mesmo, clonado. Usei sem problemas em todos os estabelecimentos onde aceitavam VISA sem problema algum. Uma coisa que o Brasil está muito à frente que a Itália, as máquinas por lá, não tem função débito e não checam seu documento pra usar o cartão.

Apesar do meu cartão ter chip, nunca digitei minha senha para comprar nada e ninguém me pediu nada para comparar assinatura. Desta forma, eu passei meio dando uma segurada pra comprar no fim da viagem o que queria e quando fui comprar e passar o cartão, cadê meu saldo? O cartão foi recusado e eu não consegui comprar.

Imediatamente eu fui checar o saldo online e vi que tinha uma compra no valor de 300 euros em Roma, sendo que eu estava em Milão. Liguei para o cartão à cobrar (o que funciona perfeitamente) e eles bloquearam meu cartão. A minha sorte é que isto aconteceu só dois dias antes de eu voltar para o Brasil. Bom, chegando no Brasil, eu abri o processo lá no Banco que cuida do cartão e claro que ainda não consegui resolver. tudo muito burocrático e tudo muito demorado.

Então minha dica é: Colocar o dinheiro no cartão para transportá-lo com segurança (em caso de perda ou roubo do cartão, você não perde o dinheiro) e quando chegar na cidade, você paga 2,50 euros e saca o dinheiro ou usa só em lugares que pedem senha ou documento. Na próxima vez eu vou fazer assim ou comprar o cash por aqui mesmo e levar em espécie, vamos ver o que vai acontecer com o fim desta minha estória.

To be continued....

4 comentários:

Lilian Carvalho disse...

Márcio,
Acabei de receber a minha revista Viagem de maio/2011, a capa e de Miami & Orlando(que eu amie tb,rsrsrs), mas dentro tem reportagem, mais parece um encarte da Eurail, Europa de trem, com 15 páginas. Além de explicar a diferença dos trens e os tipos de passes, ainda dá 5 roteiros de trem pela Europa(tem ate um de Paris á Napoles!!) Está fantástico! Olha lá! beijos
Lilian

Márcio Jardim disse...

Acabei de comprar a revista Lilian...
Você, como sempre, fantásticas com as dicas...
beijos e obrigado

Juliana disse...

Oi Marcio, tudo bem? Descobri seu blog há uma semana e tenho entrado diariamente para pesquisar dicas sobre a Italia! Minha lua de mel será pra lá e to montando um roteiro fantástico :) Estou um pouco perdida em relação aos trens...entrei no site da eurail.com e vi que tem aqueel ONE COUNTRY PASS...foi esse que você usou? como funciona? serão 20 dias conhecendo as principais cidades do país! Desde já agradeço a sua atenção!

Márcio Jardim disse...

Olá Juliana... comprei todos os meus tickets de trem pelo www.trenitalia.com para dizer a verdade, nem entrei para ver sobre o eurail. Preferi o trenitalia mesmo pois se desse algum problema, a empresa é de lá e eu poderia resolver ok? bjs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...