Os 7 IMPRESCINDÍVEIS DE ROMA: O Coliseu, a Fontana di Trevi, a Capela Sistina (Museus do Vaticano), a Basílica de São Pedro, a Pietá de Michelangelo, o Moisés de Michelangelo e o Musei Capitolini.
Vamos agora conhecer a Basílica de São Pedro, onde está a Pietá de Michelangelo... pela Wikipédia:
A Basílica de São Pedro (em latim Basilica Sancti Petri, em italiano Basilica di San Pietro) é uma basílica no Estado do Vaticano, tratando-se da maior das igrejas do cristianismo e um dos locais cristãos mais visitados. Cobre um área de 23000 m² ou 2,3 hectares (5.7 acres) e pode albergar mais de 60 mil devotos (mais de cem vezes a população do Vaticano). É o edifício com o interior mais proeminente do Vaticano, sendo sua cúpula uma característica dominante do horizonte de Roma, sendo adornada com 340 estátuas de santos, mártires e anjos. Situada na Praça de São Pedro, sua construção recebeu contribuições de alguns dos maiores artistas da história da humanidade, tais como Bramante, Michelangelo, Rafael e Bernini.
Foi provado que sob o altar da basílica está enterrado São Pedro (de onde provém o nome da basílica) um dos doze apóstolos de Jesus e o primeiro Papa e, portanto, o primeiro na linha da sucessão papal. Por esta razão, muitos Papas, começando com os primeiros, têm sido enterrados neste local. Sempre existiu um templo dedicado a São Pedro em seu túmulo, inicialmente extremamente simples, com o passar do tempo, os devotos foram aumentando o santuário, culminando na atual basílica. A construção do atual edíficio sobre o antigo começou em 18 de abril de 1506 e foi concluído em 18 de novembro de 1626, sendo consagrada imediatamente pelo Papa Urbano VIII. A basílica é um famoso local de peregrinação, por suas funções litúrgicas e associações históricas. Como trabalho de arquitetura, é considerado o maior edifício de seu período artístico.
A Basílica de São Pedro é uma das quatro basílicas patriarcais de Roma, sendo as outras a Basílica de São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Extramuros. Contrariamente à crença popular, São Pedro não é uma catedral, uma vez que não é a sede de um bispo. Embora a Basílica de São Pedro não seja a sede oficial do Papado (que fica na Basílica de São João de Latrão), certamente é a principal igreja que conta com a participação do Papa, pois a maioria das cerimônias papais são realizadas na Basílica de São Pedro devido à sua dimensão, à proximidade com a residência do Papa, e a localização privilegiada no Vaticano.
- História completa? Aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bas%C3%ADlica_de_S%C3%A3o_Pedro
- Tour virtual MARAVILHOSO de todas as partes da Basílica: http://www.vatican.va/various/basiliche/san_pietro/vr_tour/index-en.html
- Dez motivos para conhecer a Basílica: http://turismo.ig.com.br/destinos_internacionais/2009/03/04/10+motivos+para+ir+a+basilica+de+sao+pedro+4507923.html
A fachada da Basílica - Wikipédia
- Informações e horários das quatro Basílicas patriarcais: http://www.vatican.va/faq/index_po.htm
- O pórtico, a porta de bronze, século XV. A Porta Santa.
- A estátua em bronze de São Pedro por Arnolfo di Cambio.
- O túmulo do papa Urbano VIII por Bernini.
- O baldaquino e a cadeira de Pedro (Cathedra Petri) por Gian Lorenzo Bernini.
- A Capela do Sacramento,
- O túmulo do papa Inocêncio VIII, de 1498, por Antonio Pollaiuolo.
- A entrada do túmulo de São Pedro.
- A sacristia e a nova sacristia.
- Museu do Tesouro de São Pedro, ou Museo del Tesoro di S. Pietro
- A imagem de São Longuinho por Bernini.
- A Pietà, por Michelangelo.
- A Cúpula de São Pedro, projetada por Michelangelo, com 39.000 toneladas, 42 metros de diâmetro, e a mais elevada parte do Vaticano.
Realmente, imperdível!!!
7 comentários:
Olá! Também vou para a Itália em julho, encontrei seu bog por acaso e gostei muito das dicas! =]
Abraço,
Fran.
Olá Fran, que bom sua visita...
venha sempre...
abs e boa viagem!
OLá, Márcio. Dizem que em julho a Europa é muito cheia, difícil de passear, muito quente e cara. Os hotéis realmente são mais caros? O que você pesquisou sobre essa época? Estou querendo ir ano que vem, mas ainda não sei se em abril ou julho. Vamos eu, esposo e filhos. Obrigada. Kallen
Olá Kallen, como qualquer lugar no verão, a Europa é muito mais movimentada... Mas, totalmente suportável, em minha opinião... Eu gosto do verão pois os dias são muito maiores e dá para aproveitar bem mais... Claro que os preços aumentam, mas não é tão absurdo assim... Depende para onde vc vai, quanto tempo vai passar, etc... Qualquer coisa, pergunte ok?
abs
olá marcio,
também vou a roma em julho, qual é a melhor hora para visitar a basilica de s. pedro?
manhã cedo ou de tarde?
obrigada desde já.
Madalena
Madalena:
vai de manhã cedo, foi o q eu fiz e entrei logo e sem fila.
estive lá na semana passada.
boa viagem.
Isso aí Madalena: ótima dica... Vá bem cedo ok? Quase sem ninguém...
abs
Postar um comentário